domingo, 14 de fevereiro de 2016

Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar !! *






       Desde pequena adoro livros. Seja pelas ilustrações, capas e, é claro, pelas histórias. Com certeza minha mãe teve grande influência nesta história, já que além de incentivar o gosto pelos livros e ler para mim, contava de um “jeito especial”, dando voz aos personagens. 
      Cresci e ainda adoro livros, tanto os teóricos quanto os de romance e ficção. Mas o fascínio pelos livros infantis ainda continua. Sempre que vou a uma livraria visito a sessão infantil. Mas agora não apenas como simples leitora, mas como terapeuta infantil.


       Os livros são uma excelente ferramenta ao terapeuta infantil, permitindo tornar mais fáceis assuntos dos quais as crianças têm dificuldades. Usados de forma lúdica, porém com seriedade e com objetivo, os livros são ótimos aliados.

      Vou compartilhar alguns livros que acho importante aos terapeutas infantis e até mesmo aos pais, que muitas vezes não sabem como iniciar uma conversa sobre determinado assunto.

     Um clássico é o livro “O primeiro livro da criança sobre psicoterapia”, dos autores Nemiroff, Marc e Aunnunziata, Jane. Neste livro, os autores esclarecem algumas dúvidas das crianças sobre a terapia, como por exemplo, o que acontece numa sessão, como ela funciona e por que as crianças fazem terapia. 




       Através de uma narrativa simples, clara e com ilustração única, o autor Todd Parr, ficou conhecido por vários títulos, entre estes estão, “Tudo bem ser diferente”, “O livro da família”, "Eu não tenho medo”, entre outros. Os livros abordam temas pertinentes as crianças de forma leve e divertida.



      Na série de livros Milly e Molly, da autora Gill Pittar, as amigas passam por diversas situações nas quais lidam com determinados valores ou virtudes. De forma divertida e comovente e com ilustrações lindas, as histórias estimulam a imaginação das crianças e facilitam a discussão de temas delicados.

     Ao final de cada livro, há um guia do professor, o qual são sugeridos atividades e perguntas para fazer antes, durante e após a leitura do livro. Mesmo não sendo professora, achei ótimas as sugestões do guia. A coleção Milly e Molly inspirou também uma série de desenhos animados produzidos e exibidos pelo canal Discovery Kids.





      Adélia Cozinheira, Adélia Esquecida e agora, Adélia Sonhadora, são livros de literatura infantil que trazem recursos inovadores de impressão sem similares no mercado literário. Os elementos gráficos foram desenvolvidos para aguçar a visão, o tato e o olfato. As ilustrações, em alto-relevo, podem ser tocadas e algumas apresentam um suave aroma. Além disso os textos são escritos em português e em braile, para permitir a leitura para pessoas com deficiência visual e também às crianças com baixa visão, já que são usadas cores fortes e vibrantes.



Segue link para conhecer melhor este livro 100% inclusivo: http://www.wgproduto.com.br/

         Espero que tenham gostado das sugestões. 

        Compartilhem comigo seus livros preferidos. 



Até a próxima,

Laura


* Rubem Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário