domingo, 20 de março de 2016

Meus amigos, minha comunidade !!




Atualmente celebrar datas especiais está atrelado ao consumismo. Não importa o que você estiver celebrando, você precisa 'celebrar' dando algo material em troca. Sou contra este pensamento, pois acredito que há meios melhor de celebrar e presentar quem você ama. Deixando o consumismo de lado, as datas especiais também servem para refletirmos sobre o que está sendo comemorado, compartilharmos com pessoas que gostamos e pensar sobre a relevância da data para nossa história pessoal e cultural.

Amanhã dia 21/03 é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Data escolhida com muito carinho, pois a Síndrome é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).

Essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Desmistificando que a Síndrome de Down não é uma doença, não sendo um impeditivo para uma vida o mais comum possível. Dar visibilidade a inclusão, discutida amplamente com a obrigatoriedade de matriculá-las em escolar regular. Não esquecendo que a síndrome não define a pessoa, existe um pessoa para além da síndrome. 

O tema deste ano do Dia Internacional da Síndrome de Down é "Meus amigos, minha comunidade". Criado pela Down Syndrome International, organização internacional que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com a síndrome, desenvolveu uma campanha onde jovens de vários países, com e sem síndrome de Down, falam sobre si mesmos e sobre seus amigos. No Brasil, Pedro Aquino e Rodrigo Tavares conversaram e dividiram o carinho que um sente pelo outro. Assista ao vídeo:





Ao longo desta semana diversos eventos ocorrerão em todo Brasil para celebrar esta data. Confira alguns nos links abaixo ( mais de cem eventos pelo país):


Por estar envolvida no atendimento a pessoas com a Síndrome e de certa forma com seus familiares, esta data é de extrema importância para mim. 

Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário