segunda-feira, 20 de março de 2017

Comunicação entre pais e filhos!



A medida em que as crianças se desenvolvem e novas aprendizagens e desafios surgem para elas, e também para os pais, é necessário que a comunicação entre a família passe por transformações. A maneira como nos comunicamos uns com os outros constituem um elemento poderoso no funcionamento das relações ao longo do desenvolvimento tanto das crianças quanto da família.


Cada fase do desenvolvimento traz obstáculos e conflitos peculiares. Como já relatei em outro post, em certa fase do desenvolvimento as crianças irão perguntar e ter curiosidades sobre sexo e sobre o corpo humano. Sendo assim novos diálogos surgirão a partir dessa demanda. Portanto os pais bem como a família, deverão estar dispostos e cientes de novas conversas e interações que surgirão.

Quando adolescentes novas curiosidades e questionamentos surgirão pelos jovens, bem como preocupações e desafios por parte dos pais. Mas independente do tema em questão ou da faixa etária do filho, a comunicação e a maneira de comunicar é fundamental para o funcionamento das relações. 

Não é novidade que a comunicação e a forma de comunicar é essencial em qualquer relacionamento, seja com filhos, cônjuge ou amigos. Existem diversas maneiras que podem facilitar ou impedir uma boa comunicação. Como pais e educadores, devemos estar atentos a alguns sinais:

- a demanda da criança ou adolescente; 
- estar conscientes e dispostos a falarem sobre determinados temas;
- respeitar o tempo da criança bem como o próprio;
-falar abertamente sobre os sentimentos e incentivar as crianças e adolescentes a falarem sobre seus sentimentos;
-procurar ajuda profissional quando a comunicação passar a ser um empecilho na relação com o filho

Até a próxima,
Laura

FONTE: MALDONADO, M.T. Comunicação entre pais e filhos. São Paulo: Integrare Editora, 2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário