terça-feira, 3 de abril de 2018

O que você está sentindo?



Você já prestou atenção como é difícil para os meninos se expressarem e falarem o que estão sentindo? E como é perigoso para aqueles que o fazem, pois logo são alvo de críticas e piadas. Independe da cultura em que estamos, nunca foi dado para os meninos a liberdade e a possibilidade de falar e sentir o que se passa com eles.

Talvez você acredite que isso se explique pelos aspectos culturais, pelos hábitos e até mesmo os valores familiares nos quais determinado menino foi criado. Com certeza estas são algumas das razões, mas porque ainda sim mantemos estes comportamentos e ideais?

Eu também não tenho as respostas, mas para ajudar a entender melhor o que se passa com nossa sociedade e especialmente com os meninos e refletirmos juntos sobre este assunto, compartilho um documentário tocante e extremamente necessário.

O documentário ‘The Mask You Live in’ (2015), disponível no Netflix, nos faz rever nossos conceitos comportamentais, valores, crenças e percepções socioculturais do que é ser homem e como esses conhecimento e conceito têm influenciado na condução da sociedade desde os tempos remotos.  Nos convidando a debater a questão da masculinidade e os efeitos da máscara de macho.

Sob qual máscara você se esconde? Essa é a pergunta que envolve homens que precisam esconder seus reais sentimentos e emoções, porque neles está a fragilidade destinada a mulher. O documentário esboça o quanto essa máscara é passada de pai para filho e o ciclo de repressão se instaura na sociedade patriarcal. São pais que não demonstram afeto -“porque abraço é coisa de menina” -, cobram virilidade e disciplina emocional. 

Segue o trailer do documentário:





Até a próxima,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário